terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tempo de ser criança na E. M. Pe. Geraldo R. Costa




Semana da criança tudo é festa e alegria! Na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa não é diferente. Uma semana recheada de brincadeiras, cardápio mais que especial e, claro, não poderia mesmo faltar a dedicação dos professores na elaboração de variadas atividades.


A quadra de esportes acolheu as crianças e se transformou num parque de diversões. As turmas se revezaram nos brinquedos. Um tempo para cada grupo de alunos. Organização impecável do tempo de brincar. Liberdade e limites ao encontro do equilíbrio do discernimento. E não faltaram sorrisos por isso, ao contrário, redobrados eles se misturaram aos pulos e giros... vontade de parar o tempo e fazer durar a brincadeira! 


 Enquanto alguns aproveitavam os brinquedos, outros ocupavam diversos espaços na cidade. A praça da matriz acolheu algumas turmas, num brincar solto junto às ramagens, jardins e bancos. Brincadeira que exercita o aprendizado de valores humanos, de respeito ao colega, de respeito ao patrimônio público e de conscientização do quanto é importante preservar. E os sorrisos permaneceram estampados naqueles rostinhos de olhares curiosos e ávidos.

O Museu Sagarana foi lugar ocupado pelos alunos de uma das turmas do 3º Ano. Visita mais que esperada e desejada. É o saber transitando no espaço da memória de um povo, de uma cidade e sua história. É o aprendizado nascido na curiosidade, na atenta leitura das informações e objetos cuidadosamente "espalhados". Depois, hora de ocupar a pracinha para cada um saborear o lanche. Um piquenique improvisado sob as tendas, na sombra da manhã. Alegria maior não há!

Enquanto isso, a Biblioteca Municipal é "invadida" por pequeninos leitores, aprendizes na alegria da curiosidade, explorando um espaço novo, repleto de novidades, de livros multiformes e multicores. Eles se espalham pelas mesas e se misturam às estantes e livros. Querem pegar todos eles, querem as estórias, as figuras, as fantasias que habitam o imaginário infantil. E o sorriso não se esconde. A felicidade daquele momento mágico é indescritível. Querem mais e mais! Ali aprendem mais que estórias... 



E olha que muitas outras surpresas estavam a caminho. Uma gincana aconteceria no encerramento da semana da criança. Mas essa é uma outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário